Moçambique é 9.º país menos desenvolvido

Moçambique está no quinto lugar em termos das economias que mais crescem neste e no próximo ano, mas está em 9.º lugar no 'ranking' dos países menos desenvolvidos face ao Produto Interno Bruto (PIB) por pessoa.

De acordo com o relatório 'Estatísticas Globais de Tendências de Crédito Soberano', divulgado hoje pela agência de notação financeira Moody's, Moçambique terá um crescimento médio em 2015 e 2016 de perto de 08 por cento, sendo apenas ultrapassado pela Etiópia, República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Índia.

No entanto, o país está também no topo da lista dos países menos desenvolvidos quando é analisado o PIB 'per capita', ficando em nono lugar, apenas melhor que a República Democrática do Congo, que fecha a lista dos dez países menos desenvolvidos recorrendo a este indicador.

No relatório da Moody's nota-se que, de uma forma geral, a crise financeira de 2007-2008 afetou de forma muito significativa o equilíbrio das contas públicas, agravando os défices, embora a Moody's aponte que, desde 2010, o panorama está a melhorar, embora lentamente.

"Houve uma importante mudança estutural na relação entre o saldo orçamental em relação ao PIB desde a crise financeira global, com todas as regiões a mostrarem défices na ordem dos 2 a 4% do PIB, o que compara de forma desfavorável com uma média entre os 0 e os 2% de défice nos cinco anos antes da crise", lê-se no relatório.

Fonte: Noticias ao Minuto
Partilhar