David Neeleman É brasileiro, é americano e agora é dono da TAP

David Neeleman juntou-se ao português Humberto Pedrosa na 'corrida' à TAP. E venceram, anunciou hoje o Governo.

O Governo anunciou hoje a proposta que venceu o concurso à privatização da TAP. O consórcio Gateway está a caminho de deter a maioria do capital da transportadora aérea. Saiba quem é David Neeleman, o empresário que vai decidir o futuro da TAP.

Brasileiro de nascença mas também americano, depois de ter conseguido dupla nacionalidade, Neeleman aventurou-se cedo no negócio da aviação. Aos 24 anos fundou a sua primeira empresa no setor, a Morris Air, de voos charter. Antes, porém, com o apoio da família, já se tinha envolvido no negócio das agências de viagens.

Além da Morris, o gestor criou ainda outras companhias aéreas, a JetBlue, nos Estados Unidos, a WestJet no Canadá e a Azul no Brasil. 

Conta o Expresso que Lisboa já tem sido ponto de passagem do empresário, especialmente nos últimos meses. Em Portugal, desde que se sabe que estava interessado na TAP, ainda não foi entrevistado. Mas o empresário tem estado em contacto com o Barclays e com a Cuatrecasas, que respetivamente têm garantido ao empresário aconselhamento financeiro e jurídico.

Sobre o interesse na TAP, "o nosso compromisso de crescimento e investimento na TAP é a nossa prioridade", como cita a RTP das intenções do empresário. E embora possam sempre haver dúvidas entre os funcionários da empresa, há um pormenor que o caracteriza na liderança de empresas, destaca o semanário Expresso.

"Empregados felizes são os melhores empregados" é tida como a filosofia de liderança do empresário, que diz também procurar dar aos clientes o melhor de dois mundos: preços acessíveis a par de um serviço de qualidade.

Quando viaja na Azul, David Neeleman age como um membro da tripulação, comunicando com passageiros e procurando garantir se os clientes a bordo estão a gostar da experiência.

David Neeleman é também tido como um homem religioso, mórmon, e pai de uma extensa família:ao todo são nove filhos. Agora, o seu nome surge associado a um negócio que irá certamente ser tema de debate político até às legislativas. Sobre o futuro da TAP, descobriremos em breve os voos que se adivinham.

Fonte: Noticias ao Minuto

Partilhar